sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

O stress e a respiração




A respiração é um meio muito eficiente para lidar com o stress da vida moderna. Entretanto, é preciso que você observe cuidadosamente como seu corpo reage a cada padrão respiratório.

Todos querem sentir-se bem, mas é preciso aprender a equilibrar a sua necessidade de energia e a sua necessidade de relaxamento.
As pessoas são diferentes nas suas necessidades.
Por isso, um padrão respiratório pode beneficiar tremendamente alguém que, por natureza, é muito agitado, e o mesmo padrão poderá prejudicar outra pessoa que esteja a precisar de elevar seu nível de energia.
Há pessoas que precisam de relaxar antes de poderem livrar-se da tensão acumulada em seus corpos, há outras que precisam de praticar actividades vigorosas e dinâmicas que lhes traga uma carga extra de energia, para que possam vivenciar as suas vidas com uma maior fluidez.

 De um modo geral, uma expiração mais longa que a inspiração, seguida de uma pequena pausa com os pulmões vazios, tende a relaxar e também baixar a pressão sanguínea.

Por outro lado, uma inspiração longa seguida de uma pausa com os pulmões cheios, tende a elevar o nível de energia e também a elevar a pressão sanguínea.

Nunca torne sua inspiração mais longa que a expiração sem a presença de um instrutor para guiá-lo. Isso pode gerar um esforço desnecessário ao seu coração. 

 Antes de decidir-se por um determinado ritmo respiratório, (ver tabela abaixo), tenha em mente que os ritmos vigorosos, os que elevam o nível de energia, podem deixá-lo mais tenso, no caso você ser já uma pessoa mais energética.
Se não tiver a certeza de como começar, comece pelos padrões mais relaxantes, e então observe-se atentamente. Se o ritmo mais relaxante o deixar muito sonolento, sem energia, é possível que esteja a precisar de um ritmo mais vigoroso.
De qualquer forma, experimente os ritmos e observe sempre como se sente.

Um ritmo que foi óptimo para o dia de hoje pode não ser o ideal no dia de amanhã, se por exemplo o seu dia tiver sido mais ou menos tumultuado.

Entretanto, mediante a atenta observação de si próprio, acabará por reconhecer qual o ritmo respiratório que é o melhor para cada dia ou ocasião, e conseguirá tanto relaxar como sentir-se pleno de energia, usufruindo a vida de uma forma mais harmónica.

Os ritmos respiratórios

Os números abaixo referem-se a segundos, por exemplo, inspiração = 4, significa que se deve inspirar em 4 segundos, e assim por diante.



Inspiração
Pausa de pulmões cheios
Expiração
Pausa de pulmões vazios
Função
4
1
8
4
Relaxar
4
1
12
1
Relaxar
6
1
10
1
Relaxar
6
1
8
4
Relaxar
8
1
8
1
Equilibrar
6
2
6
2
Equilibrar
6
4
6
1
Tonificar
6
6
6
1
Tonificar

Sem comentários: