sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O que é o Reiki?

Reiki é uma palavra japonesa que significa energia vital universal.

Rei, significa universal e refere-se à parte espiritual, à essência energética cósmica, que permeia todas as coisas e circunda todos os lugares.

Ki, é a energia vital individual que circunda nossos corpos mantendo-os vivos, e está presente, fluindo, em todos os organismos vivos.

O Reiki é um processo de encontro dessas duas energias, a energia universal com a nossa energia vital individual, e ocorre após a pessoa ser submetida a um processo de sintonização (sessões) ou iniciação (cursos), feito por uma pessoa com formação habilitada.

Quando fazemos o uso da energia cósmica, Reiki, aplicamos a energia, visando recuperar e manter a saúde física, mental, emocional e espiritual; é um método natural de equilibrar, restaurar, aperfeiçoar e curar os corpos, criando para o ser um estado de harmonia e bem estar, através do equilíbrio dos sete Chakras (centro de força subtil de energia) principais, localizados entre a base da coluna e o alto da cabeça.

Vantagens e Benefícios

 O Reiki, encontra-se ao alcance de todos, sendo uma técnica segura sem efeitos colaterais ou contra indicações, sendo compatível com qualquer outro tipo de terapia ou tratamento.

O Reiki é uma prática terapêutica reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Reiki não é um sistema religioso, filosófico ou de outra espécie com restrições e tabus.

A energia não pode ser manipulada, o praticante simplesmente coloca as mãos, e a energia flui na intensidade e qualidade determinada pela necessidade de quem a recebe.

O Reiki alivia rapidamente dores físicas.

 Como funciona o Reiki

 Não existe energia boa ou má, existe sim energia bem ou mal dirigida.

Nos seres humanos a energia circula de uma forma livre por "caminhos" subtis; Chakras, Meridianos e Nadis. Circunda também o campo energético à nossa volta, a que chamamos de Aura. Essa força energética alimenta os nossos órgãos e células, regulando ainda as funções vitais. Se há bloqueios, a livre circulação energética é interrompida, o que gera disfunções e desequilíbrios nos órgãos e tecidos do nosso corpo físico.

Esses bloqueios, ocorrem muitas vezes por excessos físicos, emocionais, mentais e espirituais, liberando energias que geram bloqueios energéticos interrompendo ou impedindo o fluxo normal da energia vital, gerando assim uma disfunção nos órgãos e tecidos do corpo, causando assim doenças em função do deficiente ou mau funcionamento dos órgãos e das glândulas.

O Reiki cura ao canalizar a energia cósmica, que se transmite através de ondas vibratórias, e, que ao passar pela zona afectada, dilui os bloqueios energéticos, permitindo o fluxo normal da energia vital, levando o ser a um estado natural de bem-estar, plenitude, harmonia e equilíbrio.

Numa sessão de Reiki, a quantidade de energia recebida pelo paciente é determinada pelo próprio, uma vez que o terapeuta é apenas o canal de ligação entre a energia cósmica e o receptor direccionando-a.

 Breve história do Reiki

 A arte de colocar as mãos num corpo humano ou animal para confortar e diminuir dores, é um velho instinto humano.

A energia vital, recebeu ao longo dos tempos nomes diferentes em cada cultura; mana na Polinésia, orenda nos índios iroqueses americanos, prana na Índia, ruach em hebraico, barraka nos países islâmicos, chi na China, ki no Japão, energia bio plasmática para os russos, …

No Tibete existem registos de técnicas de cura através das mãos há mais de 8 mil anos. Existem também registos na Grécia, Egipto, Índia, …

Jesus curava com as mãos e dizia aos seus apóstolos "sanem os que estiverem doentes". Até hoje todas as religiões conservam técnicas de imposição de mãos.

Mikao Usui, nos finais do séc. XIX, buscava o entendimento do método de cura de Jesus, pela imposição das mãos. A narrativa da sua pesquisa não deixa de estar envolvida num pouco de mistério e lenda, contudo, sabe-se que durante 10 anos Usui procurou essa resposta, tanto através do estudo de textos cristãos (Bíblia, antigas escrituras, …) como budistas (Sutras, onde encontrou 4 símbolos sagrados da forma usada por Buda para curar). Contudo tendo encontrado registos de todos esses ensinamentos, não conseguiu perceber como funcionavam, pelo que resolveu retirar-se para meditar e jejuar durante 21 dias, para se purificar e receber uma visão que o esclarecesse. Na madrugada do 21º dia, foi-lhe dada a compreensão do significado dos símbolos e da sua utilização.

Naquele momento, Mikao recebia a sua iniciação, o conhecimento, resgatando assim o método milenar da terapia de cura através das mãos.

Mikao dedicou toda a sua vida à cura e à divulgação dos seus conhecimentos

 Mikao Usui deixou-nos 5 princípios para serem transmitidos ao longo dos tempos:

·       No dia de hoje, não sinta raiva, não fique zangado
·       No dia de hoje, abandone as suas preocupações
·       No dia de hoje, agradeça suas bênçãos, respeite seus pais, mestres e os mais idosos
·       No dia de hoje, faça o seu trabalho honestamente
·       No dia de hoje, mostre amor e respeito, seja gentil com todos os seres vivos

Efectivamente a energia de Reiki é sempre a mesma, existindo contudo diversos métodos de ensino diferentes,  fruto das diferentes vivências/ experiências de cada um. Actualmente são muitos os métodos, existe o Reiki tradicional, o Reiki Essencial, Karuna Reiki, Rainbow Reiki, Reiki Omrom… e muitos outros.

 O método tradicional tenta seguir à risca o método ensinado por Mikao Usui. 

Diane Stein, formada no Reiki Tradicional, lançou o Reiki Essencial porque entendeu que era necessário  alargar este conhecimento a um número maior de pessoas, que passariam a pagar pela formação preços mais acessíveis, e que sentissem vontade / apelo para fazer o curso sem terem de ser previamente escolhidas pelo Mestre (como é no ensino tradicional) .

No Reiki Essencial a metodologia é a mesma, assim como os ensinamentos.

 Como tornar-se um canal de Reiki Essencial

Para se tornar um praticante de Reiki é necessário receber pessoalmente e presencialmente, através de uma acção de formação (curso) o processo de sintonização de energia, denominado de iniciação.

A iniciação terá que ser sempre realizada por um mestre de Reiki habilitado, ou seja, que por sua vez também a tenha recebido e tenha sido treinado por outro Mestre de Reiki.

Esse processo de iniciação faz-se necessário, pois, trata-se do restabelecimento da ligação original do Ser com a energia cósmica, habilitando-o como canal de energia.

Todos podemos ser um canal de Reiki, e quando o somos, somos somente um meio através do qual a energia do amor universal se conduz.

O ritual de iniciação desperta e amplia a energa vital, possibilitando que ela flua em maior quantidade pelo corpo do indivíduo. O ritual centra-se nos maiores chakras: o da coroa, o do terceiro olho, o laríngeo e o cardíaco. O corpo abre-se e o estudante torna-se recetor e transmissor de energia vital.

Depois do ritual de iniciação, muitas pessoas sentem um certo calor pelas mãos, um formigueiro ou uma pulsação mais acelerada, são tudo sinais de que a energia curativa está a fluir.

O processo de iniciação, ou sintonização tem três etapas ou níveis distintos entre si, o Primeiro Nível, o Segundo Nível e o Terceiro Nível.


 Nível 1 – O despertar

No primeiro nível os estudantes aprendem a história e a teoria do Reiki, e tomam conhecimento das técnicas básicas necessárias à autoaplicação. O principal objectivo do primeiro nível, é o desenvolvimento interior e a capacidade de se curar a si mesmo.

As pessoas sintonizadas estão capacitadas a canalizar a energia vital cósmica através das mãos pelo simples facto de colocá-las, intencionalmente, sobre aqueles que devem ser harmonizados, inclusive elas próprias, animais, as plantas e a outras pessoas, como por exemplo familiares e amigos. Não será porém suficiente para que o estudante adquira as capacidades, e as experiências requeridas a um terapeuta de Reiki (segundo nível).

 Nível 2 – A transformação

O iniciado aprende a trabalhar o nível mental e emocional.

Na sua iniciação são utilizados 3 símbolos sagrados, que são ensinados e sintonizados nas mãos dos participantes.

Aprende-se também o envio de energia à distância e a frequência vibratória aumentará substancialmente.  

 Nível 3 – A realização e o mestrado

O iniciado assume um grau de consciência plena de Reikiano, assim como da sua capacidade de ajudar os outros a tornarem-se canais de Reiki. É o grau de mestre em que se aprende a realizar as iniciações e a transmitir os ensinamentos de Reiki aos outros.  

São introduzidos mais 2 símbolos sagrados, potencializando, ampliando e intensificando as capacidades de cura e harmonização.





A partilha de Reiki

Após a formação inicial aconselha-se vivamente a criação de grupos de partilha de Reiki, de forma a que se possa praticar fomentando a consciencia da canalização de energia e fundamentalmente a partilha de experiências em grupo, o que ajuda aos participantes a esclarecerem dúvidas e a sentirem-se confinates na prática.

No aplicação de Reiki em grupo, prende-se a fazer um tratamento a todo o corpo, a si próprio e a outros, e tem-se a oportunidade de praticar o toque e as posições corretas das mãos. O Mestre explicará as regras referentes à cura, e à aplicação do Reiki, e ajudará os estudantes a explorar as responsabilidades inerentes à cura.

 

Sem comentários: