quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Projecto mãe terra em acção


E porque o "projecto mãe terra" não pára, aliás, ele move-se um pouco na imobilidade do colectivo, gostaria de voltar ao vosso contacto, manifestando a necessidade de continuar o caminho, continuar o sonho, continuar a vida...
 
"O projecto mãe terra" nasceu há mais de 30 anos... há muitos anos atrás, iniciou actividades com a criação da "mãe terra, centro holístico de desenvolvimento humano", no Vale da Amarela no Sardoal.

"O projecto mãe terra", Centro Holístico de desenvolvimento Humano, surgiu da necessidade criar um espaço onde a integração do homem com o meio ambiente que o rodeia, pudesse acontecer de uma forma harmónica e serena.

Por outro lado, a vertente holística do projecto pretendia integrar o Ser com o Universo integrando-o consigo mesmo, trabalhando o seu interior, para que então, de uma forma consciente e em harmonia, podéssemos aceitarmo-nos, respeitando a nossa natureza e a do universo que nos rodeia.

"Desenvolvendo o Ser, evoluiremos no planeta de uma forma harmoniosa."

Alguns valores éticos básicos para desenvolver o projecto foram:
Cuidar da Terra…
Cuidar das pessoas, começando por nós próprios…
Partilhar recursos…, cuidar da Terra e das Pessoas, só é possível se existir colaboração entre todos, partilhando os infindáveis recursos que o Universo nos proporciona.

De acordo com este ideal de desenvolvimento humano e integração harmónica com a Mãe Terra, foram desenvolvidas várias actividades no projecto, buscando uma atitude de vida positiva visando a sustentabilidade agrícola, social, cultural e económica através de métodos de planificação e concretização apropriados, eficientes e produtivos cujos padrões se assemelham ou imitam a natureza.

Principais actividades e conceitos que foram desenvolvidos:

· Desenvolvimento do conceito de Permacultura, (permanent agriculture), um sistema de planificação de habitats humanos de acordo com os padrões da natureza
· Visitas guiadas à quinta de escolas e associações de crianças tendo em vista a sua integração no conceito e na atitude ecológica de desenvolvimento humano.
· Acampamentos de férias para crianças com actividades de lazer e de integração no projecto da quinta.
· Cursos de cozinha natural, astrologia, dança, olaria, …
· Retiros de meditação, reiki, yôga, Tai Chi, Chi-Kung, Reflexologia …
· Encontros para troca de conhecimentos e informações sobre actividades e experiências vivenciadas.
· Formação em utilização e identificação de plantas aromáticas e medicinais.
· Desenvolvimento do conceito de trabalho voluntário com espírito empreendedor de respeito e integração harmónica em colaboração com a natureza como um todo. Uma atitude de vida positiva que visa a sustentabilidade agrícola, social, cultural e económica.
 
 
Muito foi feito, muito ficou por fazer...
No Sardoal o projecto cumpriu o seu papel, naquela fase da vida, nos processos daquele momento, até que novas inspirações surgiram... e a consciência evolutiva mudou de dimensão... 
“Hoje a espiritualidade é social e politica... Não é a meditar à beira de um rio que se contribui para a sua própria transformação e para a dos outros, mas sim estando no seu terreno de todos os dias, na família, no trabalho, na participação na vida da cidade e na vida associativa.”
Yvan Anmar

Em Lisboa lançaram-se as novas sementes do "projecto mãe terra", mas efectivamente o recrutamento para o ideal foi muito fácil, contudo o recrutamento para a acção, mais uma vez ficou na imobilidade, salvo algumas excepções, não permitindo desenvolver a dimensão pretendida para o projecto.
 
Desta forma, e de novo pelo interior, o projecto será lançado num universo mais pequeno, na Marteleira, Lourinhã, onde passaremos a desenvolver a nossa acção, para o que desde já vos convido a participar nas actividades que iremos desenvolver.
 
Para contactos, mantemos o mail projectomaeterra@gmail.com
 
abraços, sorrisos e muita alegria...



Sem comentários: