sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Massagem de som




A harmonia do homem consigo próprio e com o mundo que o rodeia, é constantemente ameaçada pelo stress em todos os campos da vida.
A Massagem de Som com Taças Tibetanas, baseada no sistema Peter Hess®, aparece como um método bastante eficaz de relaxamento profundo e rápido.

Peter Hess nasceu em 1941. É engenheiro de mecânica física e pedagogo.

A partir de 1966 Peter Hess teve contactos com a Índia e Nepal, onde realizou investigações biofísicas em locais com forças energéticas especiais. Nessa altura conheceu as taças tibetenas e investiga desde então a reacção do som no ser humano.

Em 1984 criou a Massagem de Som segundo Peter Hess®.


A Massagem de Som é utilizada nos cuidados de saúde, na fisioterapia e psicoterapia, no relaxamento, na pedagogia, no trabalho com pessoas com necessidades especiais.

Beneficios:

  • Atingir rapidamente um relaxamento profundo.
  • Libertar problemas, preocupações.
  • Soltar bloqueios ao nível emocional e físico.
  • É uma massagem suave e harmoniza cada célula do corpo.
  • Cria fluxo energético.
  • Influencia a auto-estima e o poder criativo.
  • Fortalece as forças da auto-cura e provoca alegria de viver.
  • Une a harmonia entre o corpo, espirito e alma.


O Efeito da terapia de Som

Se deixarmos cair uma pedra num lago, surgirão ondas concêntricas que se alastram a toda a superfície aquática. Cada molécula de água é colocada em movimento... Com a massagem de som algo de semelhante ocorre no nosso corpo, que é constituído por 80% por água. As vibrações benfazejas transmitem-se pelo corpo, espalhando-se em ondas concêntricas: uma massagem reconfortante para cada um das 100 bilhões de células existentes no corpo - uma massagem celular.

De facto, as vibrações sonoras e ultrasónicas das Taças de Som Tibetanas actuam directa e indirectamente no organismo humano, provocando um relaxamento profundo e uma harmonização energética que desencadeiam um incontestável processo de bem-estar que pode conduzir à cura de determinados sintomas no nosso corpo físico e emocional.

Elas agem tanto ao nível da audição, como ao nível da estrutura celular, e ao nível dos fluidos orgânicos e, ao entrar em ressonância, promovem a harmonia e o bem estar.

A ressonância reequilibra as células, o metabolismo, as sensações que estão a ser trabalhadas no sistema nervoso central, através da sua vibração.

Assim, as vibrações têm potencialidades espirituais e terapêuticas, equilibrando holísticamente o indivíduo internamente como um todo, e externamente com o “Todo”.

O transe ligeiro, que é atingido com o relaxamento através do som e da vibração das taças, abre-nos para a nossa voz interior, o subconsciente, para os nossos recursos que ainda não foram aproveitados, criando um estado de confiança que abre caminhos para a resolução de problemas, ajudando a libertar-se de apegos emocionais, assim como a desfazer-se de bloqueios através do relaxamento profundo

Com a troca das vibrações entre as pessoas podemos falar em inter-comunicação, por isso o pensamento e o foco na atenção positiva são fundamentais para a obtenção de bons resultados na terapia.
É uma massagem suave e de harmonização de cada célula do corpo, promovendo uma influência positiva na autoconfiança, na ansiedade e na união do corpo físico, emocional e espiritual.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Os beneficios do Yôga Tibetano



Na sua essência, o Yôga Tibetano é um dos segredos melhor guardados para promover a saúde. A sua prática abre as portas ao sistema energético corpo/mente, parecendo que balança a sua energia.
A simples prática dos Ritos da Eterna Juventude ocupa um mínimo de esforço e tempo diário, mas pode incrementar dramaticamente a força e a resistência física, bem como a acuidade mental.
Com a prática do Yoga Tibetano, estes benefícios são exponenciais.
 
A sua prática regular alivia as tensões musculares e o sistema nervoso, melhora a respiração e a digestão, beneficia o sistema cardiovascular e leva-nos a um relaxamento profundo e ao bem estar.

Quando todas as glândulas endócrinas funcionam em harmonia, uma pessoa tem mais energia e vitalidade sem desconforto. As hormonas bem equilibradas ajudam no síndroma pré-menstrual e nos desconfortos da menopausa, melhorando a energia sexual. Também, quando as hormonas se encontram em desequilíbrio, existe uma maior predisposição para mudanças de humor e a doença.

Vamos ver alguns dos aspectos físicos que esta prática proporciona:

Fortalecimento da massa óssea: O Yoga Tibetano torna todos os ossos do corpo mais resistentes, o que previne fracturas e a perda de massa óssea, como é o caso da osteoporose.

Elimina o duplo queixo: Um duplo queixo não sobrevive ao Yoga Tibetano. Tire uma fotografia sua agora e outra após três meses de prática regular. Verificará também um corpo mais tonificado. Este é um dos pormenores do aspecto rejuvenescido.

Reduz o pneu e desenvolve os abdominais: Bem praticado, o Yoga Tibetano, alivia-o dos pneus , proporcionando-lhe um abdómen bem proporcionado.

Oxigena o corpo: O oxigénio é um elemento necessário à queima de combustível. Quanto mais oxigena o seu corpo, maior o seu metabolismo. Isto significa perda do tecido gordo em excesso. Estes exercícios requerem inspirações e expirações completas, o que resulta em respiração completa e melhor oxigenação. Quando as pessoas se sentam nas suas secretárias, durante a maior parte do dia, não fazem uma respiração completa, o que as impede de fornecerem adequadamente o oxigénio necessário ao corpo.

Melhoria do tónus muscular: Esta prática permite-lhe adquirir uma musculatura bem proporcionada, sentindo a diferença ao fim de um mês de prática.

Drena o sistema linfático: O sistema linfático expele as toxinas do corpo. Mas ao contrário de outros sistemas do corpo não tem uma bomba. No entanto, este sistema beneficia do movimento e do exercício. A acção do Yoga Tibetano, ao comprimir e alongar os diversos órgãos, glândulas e músculos, ajuda a drenagem do sistema linfático. Como resultado, você expele as toxinas mais rapidamente.

Ajuda a desintoxicar o corpo: Similar ao ponto anterior. Algumas pessoas sentem-se tontas e enjoadas quando começam a praticar o Yoga Tibetano. Alguns praticantes avançados sentem-no de vez em quando. Não se preocupe! Vá devagar, quando isto acontece. A razão destas sensações deriva do seu corpo se estar a desintoxicar, enquanto as toxinas estão a ser libertadas.

Melhora a sua postura: A prática do Yoga Tibetano ajuda-o a ter uma postura direita com naturalidade. Um contributo importante para o seu bem-estar e carisma.

Torna a sua coluna mais flexível: Este aspecto contribui para a saúde da sua coluna vertebral. Praticando o Yoga Tibetano diariamente, irá sentir-se mais flexível no comum dos seus músculos e articulações. Muitas vezes, sentimos e ouvimos as nossas vértebras a posicionarem-se melhor durante a prática. Esta é a forma ideal da coluna funcionar, isto é, fluida!

O Yoga Tibetano ajuda-o a sentir-se mais vivo : O Yoga Tibetano estimula o sistema de activação reticular do cérebro e equilibra os hemisférios esquerdo e direito. Isto resulta em pensamentos mais intensos e claros, bem como numa maior facilidade de integração da criatividade com o pensamento lógico.

Esta é uma pequena abordagem aos benefícios desta prática. Espantosa por ser tão simples, com resultados tão importantes para a saúde e bem-estar.
Afinal, o segredo do aspecto jovial e robusto dos monges tibetanos.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Sobre a meditação...


 
 
Pela meditação aquieta-se a mente, amplia-se o auto conhecimento, a realização espiritual e encontra-se o natural e sublime estado do Ser.

A mente vai serenando e é conduzida ao estado de silêncio; instala-se a Paz Interior, a Alma pode expressar-se plenamente, a Consciência expande-se e o coração irradia Amor, espalhando-o à sua volta e em si próprio.

A sua prática tem efeitos benéficos no cérebro, dá equilíbrio, harmonia e serenidade; permite adquirir mais Amor, um estado de consciência mais elevado e, também, prevenir doenças.

A meditação permite-lhe, ao entrar em contacto com a sua verdadeira essência, tomar as rédeas da sua vida.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Cursos de Reiki Essencial Mãe Terra




Reiki 1º nível - O despertar

Quando fazemos o uso da energia cósmica, Reiki, aplicamos a energia, visando recuperar e manter a saúde física, mental, emocional e espiritual; é um método natural de equilibrar, restaurar, aperfeiçoar e curar os corpos, criando para o ser um estado de harmonia e bem estar.

 As pessoas sintonizadas estão capacitadas a canalizar a energia vital cósmica através das mãos pelo simples facto de colocá-las sobre aqueles que devem ser harmonizados, inclusive elas próprias, animais e plantas.

 O Reiki, encontra-se ao alcance de todos, sendo uma técnica segura sem efeitos colaterais ou contra indicações, sendo compatível com qualquer outro tipo de terapia ou tratamento.

Neste nível, o iniciado, trabalha essencialmente o nível físico.


Duração de 4 a 8 horas

Reiki 2º nível - A transformação

O iniciado aprende a trabalhar o nível mental e emocional.

Na sua iniciação são utilizados 3 símbolos sagrados, que são ensinados e sintonizados nas mãos dos participantes.


Aprende-se também o envio de energia à distância e a frequência vibratória aumentará substancialmente.  

Duração de 4 a 8 horas

Reiki 3º nível - A realização e o mestrado

O iniciado assume um grau de consciência plena de Reikiano, assim como da sua capacidade de ajudar os outros a tornarem-se canais de Reiki.

É o grau de mestre em que se aprende a realizar as iniciações e a transmitir os ensinamentos de Reiki aos outros.  

São introduzidos mais 2 símbolos sagrados, potencializando, ampliando e intensificando as capacidades de cura e harmonização.

Duração de 6 a 8 horas ou 16 horas (inclui dormida)

Reiki para crianças 

A história do reiki…
Uma abordagem simplificada do trabalho com a energia.
Exercícios de chi kung, práticas respiratórias.
As leis da natureza em harmonia com o ser humano. 

O tratamento do planeta, das pessoas, dos animais, das plantas…
Uma criança ou adolescente Iniciado em REIKI adquire uma ferramenta energética e espiritual à qual pode recorrer sempre que precisar nas mais diversas ocasiões, seja para ajudar a aliviar uma dor, a cicatrizar uma ferida, a livrar-se do medo nas mais variadas situações, a reforçar a sua calma e atenção a todos os níveis tanto no dia-a-dia, como na escola ou no seu desporto favorito.

Duração de 6 a 8 horas com almoço incluído


Para obter informações sobre dadas, locais e preços, ou outras questões que queira esclarecer, envie por favor um mail para projectomaeterra@gmail.com 

O que é o Reiki?

Reiki é uma palavra japonesa que significa energia vital universal.

Rei, significa universal e refere-se à parte espiritual, à essência energética cósmica, que permeia todas as coisas e circunda todos os lugares.

Ki, é a energia vital individual que circunda nossos corpos mantendo-os vivos, e está presente, fluindo, em todos os organismos vivos.

O Reiki é um processo de encontro dessas duas energias, a energia universal com a nossa energia vital individual, e ocorre após a pessoa ser submetida a um processo de sintonização (sessões) ou iniciação (cursos), feito por uma pessoa com formação habilitada.

Quando fazemos o uso da energia cósmica, Reiki, aplicamos a energia, visando recuperar e manter a saúde física, mental, emocional e espiritual; é um método natural de equilibrar, restaurar, aperfeiçoar e curar os corpos, criando para o ser um estado de harmonia e bem estar, através do equilíbrio dos sete Chakras (centro de força subtil de energia) principais, localizados entre a base da coluna e o alto da cabeça.

Vantagens e Benefícios

 O Reiki, encontra-se ao alcance de todos, sendo uma técnica segura sem efeitos colaterais ou contra indicações, sendo compatível com qualquer outro tipo de terapia ou tratamento.

O Reiki é uma prática terapêutica reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Reiki não é um sistema religioso, filosófico ou de outra espécie com restrições e tabus.

A energia não pode ser manipulada, o praticante simplesmente coloca as mãos, e a energia flui na intensidade e qualidade determinada pela necessidade de quem a recebe.

O Reiki alivia rapidamente dores físicas.

 Como funciona o Reiki

 Não existe energia boa ou má, existe sim energia bem ou mal dirigida.

Nos seres humanos a energia circula de uma forma livre por "caminhos" subtis; Chakras, Meridianos e Nadis. Circunda também o campo energético à nossa volta, a que chamamos de Aura. Essa força energética alimenta os nossos órgãos e células, regulando ainda as funções vitais. Se há bloqueios, a livre circulação energética é interrompida, o que gera disfunções e desequilíbrios nos órgãos e tecidos do nosso corpo físico.

Esses bloqueios, ocorrem muitas vezes por excessos físicos, emocionais, mentais e espirituais, liberando energias que geram bloqueios energéticos interrompendo ou impedindo o fluxo normal da energia vital, gerando assim uma disfunção nos órgãos e tecidos do corpo, causando assim doenças em função do deficiente ou mau funcionamento dos órgãos e das glândulas.

O Reiki cura ao canalizar a energia cósmica, que se transmite através de ondas vibratórias, e, que ao passar pela zona afectada, dilui os bloqueios energéticos, permitindo o fluxo normal da energia vital, levando o ser a um estado natural de bem-estar, plenitude, harmonia e equilíbrio.

Numa sessão de Reiki, a quantidade de energia recebida pelo paciente é determinada pelo próprio, uma vez que o terapeuta é apenas o canal de ligação entre a energia cósmica e o receptor direccionando-a.

 Breve história do Reiki

 A arte de colocar as mãos num corpo humano ou animal para confortar e diminuir dores, é um velho instinto humano.

A energia vital, recebeu ao longo dos tempos nomes diferentes em cada cultura; mana na Polinésia, orenda nos índios iroqueses americanos, prana na Índia, ruach em hebraico, barraka nos países islâmicos, chi na China, ki no Japão, energia bio plasmática para os russos, …

No Tibete existem registos de técnicas de cura através das mãos há mais de 8 mil anos. Existem também registos na Grécia, Egipto, Índia, …

Jesus curava com as mãos e dizia aos seus apóstolos "sanem os que estiverem doentes". Até hoje todas as religiões conservam técnicas de imposição de mãos.

Mikao Usui, nos finais do séc. XIX, buscava o entendimento do método de cura de Jesus, pela imposição das mãos. A narrativa da sua pesquisa não deixa de estar envolvida num pouco de mistério e lenda, contudo, sabe-se que durante 10 anos Usui procurou essa resposta, tanto através do estudo de textos cristãos (Bíblia, antigas escrituras, …) como budistas (Sutras, onde encontrou 4 símbolos sagrados da forma usada por Buda para curar). Contudo tendo encontrado registos de todos esses ensinamentos, não conseguiu perceber como funcionavam, pelo que resolveu retirar-se para meditar e jejuar durante 21 dias, para se purificar e receber uma visão que o esclarecesse. Na madrugada do 21º dia, foi-lhe dada a compreensão do significado dos símbolos e da sua utilização.

Naquele momento, Mikao recebia a sua iniciação, o conhecimento, resgatando assim o método milenar da terapia de cura através das mãos.

Mikao dedicou toda a sua vida à cura e à divulgação dos seus conhecimentos

 Mikao Usui deixou-nos 5 princípios para serem transmitidos ao longo dos tempos:

·       No dia de hoje, não sinta raiva, não fique zangado
·       No dia de hoje, abandone as suas preocupações
·       No dia de hoje, agradeça suas bênçãos, respeite seus pais, mestres e os mais idosos
·       No dia de hoje, faça o seu trabalho honestamente
·       No dia de hoje, mostre amor e respeito, seja gentil com todos os seres vivos

Efectivamente a energia de Reiki é sempre a mesma, existindo contudo diversos métodos de ensino diferentes,  fruto das diferentes vivências/ experiências de cada um. Actualmente são muitos os métodos, existe o Reiki tradicional, o Reiki Essencial, Karuna Reiki, Rainbow Reiki, Reiki Omrom… e muitos outros.

 O método tradicional tenta seguir à risca o método ensinado por Mikao Usui. 

Diane Stein, formada no Reiki Tradicional, lançou o Reiki Essencial porque entendeu que era necessário  alargar este conhecimento a um número maior de pessoas, que passariam a pagar pela formação preços mais acessíveis, e que sentissem vontade / apelo para fazer o curso sem terem de ser previamente escolhidas pelo Mestre (como é no ensino tradicional) .

No Reiki Essencial a metodologia é a mesma, assim como os ensinamentos.

 Como tornar-se um canal de Reiki Essencial

Para se tornar um praticante de Reiki é necessário receber pessoalmente e presencialmente, através de uma acção de formação (curso) o processo de sintonização de energia, denominado de iniciação.

A iniciação terá que ser sempre realizada por um mestre de Reiki habilitado, ou seja, que por sua vez também a tenha recebido e tenha sido treinado por outro Mestre de Reiki.

Esse processo de iniciação faz-se necessário, pois, trata-se do restabelecimento da ligação original do Ser com a energia cósmica, habilitando-o como canal de energia.

Todos podemos ser um canal de Reiki, e quando o somos, somos somente um meio através do qual a energia do amor universal se conduz.

O ritual de iniciação desperta e amplia a energa vital, possibilitando que ela flua em maior quantidade pelo corpo do indivíduo. O ritual centra-se nos maiores chakras: o da coroa, o do terceiro olho, o laríngeo e o cardíaco. O corpo abre-se e o estudante torna-se recetor e transmissor de energia vital.

Depois do ritual de iniciação, muitas pessoas sentem um certo calor pelas mãos, um formigueiro ou uma pulsação mais acelerada, são tudo sinais de que a energia curativa está a fluir.

O processo de iniciação, ou sintonização tem três etapas ou níveis distintos entre si, o Primeiro Nível, o Segundo Nível e o Terceiro Nível.


 Nível 1 – O despertar

No primeiro nível os estudantes aprendem a história e a teoria do Reiki, e tomam conhecimento das técnicas básicas necessárias à autoaplicação. O principal objectivo do primeiro nível, é o desenvolvimento interior e a capacidade de se curar a si mesmo.

As pessoas sintonizadas estão capacitadas a canalizar a energia vital cósmica através das mãos pelo simples facto de colocá-las, intencionalmente, sobre aqueles que devem ser harmonizados, inclusive elas próprias, animais, as plantas e a outras pessoas, como por exemplo familiares e amigos. Não será porém suficiente para que o estudante adquira as capacidades, e as experiências requeridas a um terapeuta de Reiki (segundo nível).

 Nível 2 – A transformação

O iniciado aprende a trabalhar o nível mental e emocional.

Na sua iniciação são utilizados 3 símbolos sagrados, que são ensinados e sintonizados nas mãos dos participantes.

Aprende-se também o envio de energia à distância e a frequência vibratória aumentará substancialmente.  

 Nível 3 – A realização e o mestrado

O iniciado assume um grau de consciência plena de Reikiano, assim como da sua capacidade de ajudar os outros a tornarem-se canais de Reiki. É o grau de mestre em que se aprende a realizar as iniciações e a transmitir os ensinamentos de Reiki aos outros.  

São introduzidos mais 2 símbolos sagrados, potencializando, ampliando e intensificando as capacidades de cura e harmonização.





A partilha de Reiki

Após a formação inicial aconselha-se vivamente a criação de grupos de partilha de Reiki, de forma a que se possa praticar fomentando a consciencia da canalização de energia e fundamentalmente a partilha de experiências em grupo, o que ajuda aos participantes a esclarecerem dúvidas e a sentirem-se confinates na prática.

No aplicação de Reiki em grupo, prende-se a fazer um tratamento a todo o corpo, a si próprio e a outros, e tem-se a oportunidade de praticar o toque e as posições corretas das mãos. O Mestre explicará as regras referentes à cura, e à aplicação do Reiki, e ajudará os estudantes a explorar as responsabilidades inerentes à cura.

 

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

David Steindl-Rast: Want to be happy? Be grateful

Coisas de um gatumudo...: David Steindl-Rast: Want to be happy? Be grateful: http://on.ted.com/gratefulness The one thing all humans have in common is that each of us wants to be happy, says Brother David Steindl-Ra...

Projecto mãe terra em acção


E porque o "projecto mãe terra" não pára, aliás, ele move-se um pouco na imobilidade do colectivo, gostaria de voltar ao vosso contacto, manifestando a necessidade de continuar o caminho, continuar o sonho, continuar a vida...
 
"O projecto mãe terra" nasceu há mais de 30 anos... há muitos anos atrás, iniciou actividades com a criação da "mãe terra, centro holístico de desenvolvimento humano", no Vale da Amarela no Sardoal.

"O projecto mãe terra", Centro Holístico de desenvolvimento Humano, surgiu da necessidade criar um espaço onde a integração do homem com o meio ambiente que o rodeia, pudesse acontecer de uma forma harmónica e serena.

Por outro lado, a vertente holística do projecto pretendia integrar o Ser com o Universo integrando-o consigo mesmo, trabalhando o seu interior, para que então, de uma forma consciente e em harmonia, podéssemos aceitarmo-nos, respeitando a nossa natureza e a do universo que nos rodeia.

"Desenvolvendo o Ser, evoluiremos no planeta de uma forma harmoniosa."

Alguns valores éticos básicos para desenvolver o projecto foram:
Cuidar da Terra…
Cuidar das pessoas, começando por nós próprios…
Partilhar recursos…, cuidar da Terra e das Pessoas, só é possível se existir colaboração entre todos, partilhando os infindáveis recursos que o Universo nos proporciona.

De acordo com este ideal de desenvolvimento humano e integração harmónica com a Mãe Terra, foram desenvolvidas várias actividades no projecto, buscando uma atitude de vida positiva visando a sustentabilidade agrícola, social, cultural e económica através de métodos de planificação e concretização apropriados, eficientes e produtivos cujos padrões se assemelham ou imitam a natureza.

Principais actividades e conceitos que foram desenvolvidos:

· Desenvolvimento do conceito de Permacultura, (permanent agriculture), um sistema de planificação de habitats humanos de acordo com os padrões da natureza
· Visitas guiadas à quinta de escolas e associações de crianças tendo em vista a sua integração no conceito e na atitude ecológica de desenvolvimento humano.
· Acampamentos de férias para crianças com actividades de lazer e de integração no projecto da quinta.
· Cursos de cozinha natural, astrologia, dança, olaria, …
· Retiros de meditação, reiki, yôga, Tai Chi, Chi-Kung, Reflexologia …
· Encontros para troca de conhecimentos e informações sobre actividades e experiências vivenciadas.
· Formação em utilização e identificação de plantas aromáticas e medicinais.
· Desenvolvimento do conceito de trabalho voluntário com espírito empreendedor de respeito e integração harmónica em colaboração com a natureza como um todo. Uma atitude de vida positiva que visa a sustentabilidade agrícola, social, cultural e económica.
 
 
Muito foi feito, muito ficou por fazer...
No Sardoal o projecto cumpriu o seu papel, naquela fase da vida, nos processos daquele momento, até que novas inspirações surgiram... e a consciência evolutiva mudou de dimensão... 
“Hoje a espiritualidade é social e politica... Não é a meditar à beira de um rio que se contribui para a sua própria transformação e para a dos outros, mas sim estando no seu terreno de todos os dias, na família, no trabalho, na participação na vida da cidade e na vida associativa.”
Yvan Anmar

Em Lisboa lançaram-se as novas sementes do "projecto mãe terra", mas efectivamente o recrutamento para o ideal foi muito fácil, contudo o recrutamento para a acção, mais uma vez ficou na imobilidade, salvo algumas excepções, não permitindo desenvolver a dimensão pretendida para o projecto.
 
Desta forma, e de novo pelo interior, o projecto será lançado num universo mais pequeno, na Marteleira, Lourinhã, onde passaremos a desenvolver a nossa acção, para o que desde já vos convido a participar nas actividades que iremos desenvolver.
 
Para contactos, mantemos o mail projectomaeterra@gmail.com
 
abraços, sorrisos e muita alegria...